Defendendo o meio ambiente

Junte-se a nós pela preservação da vida fazendo parte dos Mochileiros Virtu@is.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Energia Nuclear? Não obrigado!

Você concorda com a implantação de uma Usina Nuclear na Bahia? Leia o texto abaixo e depois responda nossa enquete.

Vivemos em um país solar. Quase não conseguimos identificar as estações do ano. O vento corta nosso litoral e planaltos. Nossos rios alimentam nossa terra. Pra quê?
A recente tragédia no Japão já expulsou mais de 30.000 moradores de suas casas e contaminou animais, solo, água e alimentos. Chemobyl se repete.
A energia nuclear é a mais clara dentre todas, e também a mais perigosa. Países da Europa como Alemanha e Itália já declararam que fecharão suas usinas atômicas. O Japão divulgou a intenção de ter 20% de sua matriz energética proveniente de fontes renováveis. E o Brasil quer construir 4 novas usinas nucleares, uma delas na Bahia, perto do já combalido Rio São Francisco. Usarão suas águas para refrigerar a usina atômica e o sertão pra enterrar o lixo atômico.
O Urânio que alimenta as usinas nucleares de Angra I, II e futuramente III sai da cidade bahiana de Caetité. Lá, um complexo mineiro-industrial tem sido apontado como responsável pela contaminação das águas subterrâneas e diversas outras irregularidades.
Esse urânio segue pelas nossas estradas até o porto de Salvador. Roda pela nossa cidade anonimamente.
A energia nuclear é obsoleta, cara e perigosa. Insistir em sua utilização, usando argumentos mentirosos de que ela ajudaria no combate ao aquecimento global só colocará mais de nós em risco.
Precisamos garantir a adoção e uso crescente de energia renováveis. Sol, vento e água para um futuro sustentável!

TEXTO EXTRAÍDO DO FOLHETO DO PARTIDO VERDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário