Mas para início de conversa ; O que é biodiversidade? Para entendermos do que se trata é preciso conhecer o surgimento deste termo. Pois bem, no final do século XX a preocupação com a extinção de espécies animais e vegetais tornou-se cada vez maior formando o que hoje chamamos de "a consciência ecológica". Atrelado a essse novo momento da humanidade, surge o termo biodiversidade, neologismo formado pelas palavras biologia( Bio= Vida) e diversidade( grande variedade), ou seja, biodiversidade é o mesmo que grande variedade de vida no Planeta Terra. O termo foi criado por W.G.Rosen, em 1985, e é muito usado por biológos, ambientalistas e ecologistas do mundo todo.
A partir dessas concepções, surge o questionamento: Por que discutir sobre biodiversidade?O que pretendemos com isso?
Com tanta biodiversidade e tamanha extensão, o Brasil será duplamente responsabilizado pelo agravamento do aquecimento global, uma vez que ocupa o 4º lugar em emissão de gás carbônico. Entre ourtros índices vergonhosos perante o cenário mundial estão os episódios de desmatamento indiscriminado, tráfico de animais silvestres e destruição de áreas de conservação ambiental. Por sermos detentores de recursos naturais que permitem um desenvolvimento sustentável, aumenta a nossa responsabilidade, especialmente na busca de energias renováveis.
Em segundo lugar precisamos levar a discussão para os ambientes escolares, pois acreditamos que a escola tem um papel extremamente importante na instrução e preparação de seus alunos para se tornarem agentes da transformação. conscientizando-os da responsabilidade enquanto sujeitos sociais desenvolvendo hábitos que ajudem a preservar e a conservar a biodiversidade local, visando repercursões globais destas suas ações. Assim, é nas escolas que os alunos devem se deparar com exercícios que os provoquem a refletir sobre essa realidade e que os conduzam da teoria à prática, apontando caminhos e soluções. É nesse espaço que iremos ampliar essas reflexões e criar uma nova concepção de existência e de valorização às diversas formas de vida.
E em terceiro lugar, precisamos efetivamente nos enxergar como parte integrante dessa biodiversidade. Somos também seres vivos, seres racionais, precisamos urgentemente exercitar esta característica tão especial e particular da nossa espécie, o pensar. Pensar ecologicamente, visando o futuro do planeta e das futuras gerações, mais do que isso pensar para garantir a nossa própria existência . Pois esse homem que julga-se racional em seus discursos esquece que faz parte da teia da vida. E que teia é essa? A teia das relações estabelecidas entre os seres de forma própria e dinâmica, relações que envolvem os animais, inclusive o homem, as plantas, as algas, as bactérias, os protozoários, os fungos e os vírus , todos, constituindo uma totalidade.
Emfim, no dia que percebermos a nossa importância na manutenção e preservação das diversas espécies e do meio em que vivemos, desenvolveremos uma relação de maior respeito com a natureza, pois adotaremos ações e atitudes que, efetivamente, protejam a biodiversidade e mantenham a qualidade de vida do Planeta Terra.
Quem sabe não mais necessitaremos definir um ano para refletirmos sobre a nossa própria existência, pois a cada ano celebraremos a vida, a cada ano celebraremos a biodiversidade!!!
Silvana Guimarães.