
Com 54% dos votos o Mascote 1 será o representante oficial do projeto interdisciplinar 2011 do 7º ano.
O Mascote 1 foi elaborado pelo alunos: Débora Akemi, João Luiz, Maria Victória e Vitor Fucs do 7º ano B.
PARABÉNS!!!
Mas para início de conversa ; O que é biodiversidade? Para entendermos do que se trata é preciso conhecer o surgimento deste termo. Pois bem, no final do século XX a preocupação com a extinção de espécies animais e vegetais tornou-se cada vez maior formando o que hoje chamamos de "a consciência ecológica". Atrelado a essse novo momento da humanidade, surge o termo biodiversidade, neologismo formado pelas palavras biologia( Bio= Vida) e diversidade( grande variedade), ou seja, biodiversidade é o mesmo que grande variedade de vida no Planeta Terra. O termo foi criado por W.G.Rosen, em 1985, e é muito usado por biológos, ambientalistas e ecologistas do mundo todo.
A partir dessas concepções, surge o questionamento: Por que discutir sobre biodiversidade?O que pretendemos com isso?
Com tanta biodiversidade e tamanha extensão, o Brasil será duplamente responsabilizado pelo agravamento do aquecimento global, uma vez que ocupa o 4º lugar em emissão de gás carbônico. Entre ourtros índices vergonhosos perante o cenário mundial estão os episódios de desmatamento indiscriminado, tráfico de animais silvestres e destruição de áreas de conservação ambiental. Por sermos detentores de recursos naturais que permitem um desenvolvimento sustentável, aumenta a nossa responsabilidade, especialmente na busca de energias renováveis.
Em segundo lugar precisamos levar a discussão para os ambientes escolares, pois acreditamos que a escola tem um papel extremamente importante na instrução e preparação de seus alunos para se tornarem agentes da transformação. conscientizando-os da responsabilidade enquanto sujeitos sociais desenvolvendo hábitos que ajudem a preservar e a conservar a biodiversidade local, visando repercursões globais destas suas ações. Assim, é nas escolas que os alunos devem se deparar com exercícios que os provoquem a refletir sobre essa realidade e que os conduzam da teoria à prática, apontando caminhos e soluções. É nesse espaço que iremos ampliar essas reflexões e criar uma nova concepção de existência e de valorização às diversas formas de vida.
E em terceiro lugar, precisamos efetivamente nos enxergar como parte integrante dessa biodiversidade. Somos também seres vivos, seres racionais, precisamos urgentemente exercitar esta característica tão especial e particular da nossa espécie, o pensar. Pensar ecologicamente, visando o futuro do planeta e das futuras gerações, mais do que isso pensar para garantir a nossa própria existência . Pois esse homem que julga-se racional em seus discursos esquece que faz parte da teia da vida. E que teia é essa? A teia das relações estabelecidas entre os seres de forma própria e dinâmica, relações que envolvem os animais, inclusive o homem, as plantas, as algas, as bactérias, os protozoários, os fungos e os vírus , todos, constituindo uma totalidade.
Silvana Guimarães.
Conheça o site que ela nos convidou a conhecer: http://confint2010.mec.gov.br/index.php
Vamos prestigiar!!!
As turmas do 7° ano reuniram-se em sala para organizar como serão feitas as pesquisas. Lembre-se de consultar a Webquest (http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_izquierda_w.php?id_actividad=16010&id_pagina=1) para organizar sua pesquisa.
Bjs,
Maíza
Galera da 6ª D!
Assistam o vídeo novamente e faça uma busca no site http://vagalume.uol.com.br/ para descobrir a letra da música "Matança", de autoria de Jatobá, cantada por Xangai.
Um abraço,
Feliciano